sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Artista do bimestre


Luiz Ventura  

 

Luiz Ventura, ficcionista, pintor, desenhista, gravador e mosaicista, nasceu em 1930 na cidade de São Paulo, SP. Em 1949 viaja para a Europa e reside por dois anos em Paris, onde participa da vida cultural dos jovens da cidade. É eleito secretário da Associação Latino-americana de Amizade, entidade voltada à difusão da cultura latino-americana.

É auxiliar de Clóvis Graciano, Di Cavalcanti e Portinari na execução de painéis e murais.

Entre 1952 e 1955 é secretário e membro do Conselho de Redação da revista de cultura moderna FUNDAMENTOS, fundada por Monteiro Lobato.

Em 1954 torna-se responsável pelo boletim de artes plásticas MURAL, editada em São Paulo por grupo de jovens intelectuais.

De 1959 a 1961 é diretor de arte e redator da revista mensal DOMINÓ.

Parte das décadas de 1960 e 1970 vive na República Popular da China onde é professor de português no Instituto de Línguas Estrangeiras da Universidade de Pequim e no Chile. Em Santiago do Chile escreve o MANUAL DE GRABADO EM MADERA –TÉCNICAS OCCIDENTAL Y ORIENTAL, editado em 1969 em Honduras.

Sempre defendeu postura independente com relação a tendências importadas dos convencionais centros internacionais, por considerá-los um obstáculo aos movimentos autônomos e realmente criadores.



Algumas de suas obras:




sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dia da árvore



DIA DA ÁRVORE

Dia da Árvore
Você conhece uma árvore? Pense um pouquinho.
Aposto que você já viu muitas, muitas, muitas árvores, mas será que você conhece uma em especial? Uma árvore com a qual você brinque, converse, desfrute da sua sombra, experimente seus frutos.
Você tem alguma amiga árvore? Se a resposta for sim dê a ela um forte abraço no dia 21 de setembro porque é o dia dela. Agora, se você não tem nenhuma amiga árvore não tem problema, você pode abraçá-la mesmo assim. As árvores são legais e simpáticas e não são de recusar carinhos nem cuidados, embora a gente esqueça o quanto elas precisam de carinho e de cuidados.
Você sabia que pode cuidar de uma árvore? E de duas? E de três? E de mil? Pode sim. Você pode cuidar dela se nunca esquecer que ela é um ser vivo como nós, que luta pra sobreviver porque gosta muito da vida. Uma forma de ajudá-las é preservá-las e a preservação começa com o conhecimento e o respeito.
E respeitar uma árvore é garantir nossa própria existência. Ela protege a terra com suas raízes sabia? E ainda nos aconchega em sua sombra, mantém o ar úmido e produz oxigênio para todos os seres da natureza. Isso sem contar os frutos deliciosos e suas propriedades terapêuticas.
Agora você entende por que toda vez que destroem uma árvore estão ameaçando nosso futuro não entende? A gente tem que lutar pela preservação da natureza, das árvores, dos animais porque lutar por eles é lutar pela vida. Faça sua parte respeitando a natureza e passe pra frente o que aprendeu aqui hoje: quem ama a vida, protege a natureza.
E não esqueça de cuidar das árvores que estão perto da sua casa, na praça mais próxima, na escola, no sítio, na praia, na casa da vovó... Se você não souber muito bem como cuidar delas é só procurar alguém que saiba. Na sua escola com certeza vão saber ensinar você.
E quando puder peça para a mamãe ou pro papai ensinarem você a plantar uma árvore bem bonita e saia falando pra todo mundo que você plantou a árvore mais linda do mundo e que ela vai ajudar a salvar o planeta. Essa fofoca é verdade e é boa de espalhar.


MAS POR QUE DIA 21 DE SETEMBRO?
O dia da árvore é comemorado em todo o mundo e em datas diferentes. Aqui no Brasil o dia 21 de setembro foi escolhido pelos índios que cultuavam as árvores no começo da primavera, época em que eles preparavam o solo para cultivo.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Ida ao teatro (Alice no país das maravilhas )

                               



                               



                                           
                                          Teatro lotado !!!!!!!!!!!

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

7 de Setembro


     

       Desde que chegaram aqui, em 1500, os portugueses eram os donos de tudo o que havia no Brasil. Muitos brasileiros estavam descontentes com os portugueses e queriam que o Brasil fosse um país livre e independente. Mas os portugueses insistiam em mandar em tudo.


     Depois de mais de 300 anos de mando português, no dia 7 de setembro de 1822, o príncipe D. Pedro I proclamou a independência e se tornou o primeiro imperador do Brasil. Desde então, somos reconhecidos como um país independente.